quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Conversa

Ontem a noite, Vovô Mario foi lá em casa. Tem alguns dias que ele nos visita a noite e lancha com a gente.
Enquanto estávamos na mesa lanchando, Papai começou com um assunto nada legal. Aprontei na escola! E ele contou para a Mamãe na frente do Vovô:
“Olha só, Mamãe, o Dudu aprontou ontem e hoje na escolinha, sabia? Gritou com a profe porque ela pediu para ele sentar”. Fiquei com muita vergonha. Do Papai, da Mamãe e do Vovô. Mamãe disse que depois a gente ia conversar, mas adiantou que Papai, ela e até o Vovô ficaram muito tristes comigo. Vovô até fez cara de bravo para mim.

Depois do lanche o Vovô foi embora, Mamãe me deu banho, e falou que depois que ela tomasse banho, iriamos ter uma ‘conversa’. Fiquei com medo. A última vez que Mamãe falou essa palavra, foi quando ela estava tentando tirar minha fralda. Na época, eu fiquei com muito medo que ela brigasse comigo caso eu sujasse minha roupinha, então eu só fazia xixi se eu estivesse de fralda (na hora de mimi), ou então na hora do banho. Ela me chamou para uma conversa. Fiquei com medo que ela brigasse. Mas não, ela falou que se eu não lembrasse de pedir para ela me levar para o vaso, não tinha problema, que eu ainda estava aprendendo, e que ela não ia brigar comigo. Se eu tivesse vontade era só eu pedir que ela me levava, e se escapasse ela não ficaria brava. Depois daquilo parei de segurar, mas eu não lembrava de pedir à ela para me levar no vaso, e sempre escapava. Ouvi ela comentando com Papai que eu era ainda “imaturo” para sair das fraldas, que dava para esperar as férias, pois eu não iria para a escolinha e seria mais fácil. Não sei o que é ser imaturo, mas sei que depois ela voltou a colocar fraldas em mim. Era bem legal colocar cuequinhas coloridas, mas sempre escapava xixi, e eu ficava com vergonha. Fralda é bem mais legal, e só percebem que sujei ela quando faço um cocô fedido... hehehe

Mamãe saiu do banho e já me pediu para eu ir para o sofá. Sentei lá e esperei. Ela chegou e disse para mim que a profe contou para a Vovó que eu gritei com ela quando ela pediu para eu sentar. Que ela e Papai estavam MUITO tristes comigo. Perguntei se o Vovô também. Ela disse que sim. Continuou dizendo que não pode gritar com a Profe, e tenho que obedecer ela. E se eles soubessem que eu gritei denovo, eles iam conversar comigo mais uma vez e eu ficaria de castigo!

Papai também pediu para eu pedir “desculpa”. No desenho do Pocoyo, quando ele derruba o castelo da Eli, ele pede desculpa para ela. Acho que pedimos desculpas quando fazemos algo bem errado. Nunca tinha dito essa palavra, mas tentei, e saiu: “Dicuuupa”. Ele pediu para eu também pedir desculpas para a Mamãe e obedeci. Mamãe perguntou se eu ia gritar denovo com a Profe, e respondi que não. Mamãe me deu um beijo e falou que eu podia voltar a brincar.

Fiquei bem triste. Acho que fiz feio... Não gosto que as pessoas fiquei tristes comigo... Vou lembrar sempre antes de gritar, que eles ficarão tristes, e que com isso, eu também ficarei triste.

Agora aprendi: sem gritos! Dicuuupa!


Nenhum comentário:

E as mais lidas são...