quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dudu, o Prestativo!

Depois que comecei a dar meus primeiros passos, começou a acontecer uma coisa muito legal. As pessoas começaram a pedir coisas. ”Dudu, pega o brinquedo lá”. “Dudu guarda onde estacava”. “Dudu, leva lá pra mim!?”. E isso é muito legal. Sim, pois você faz, e as pessoas acham isso lindo e ainda ganho um carinho.

Mamãe adora regras, e lá em casa uma regra bem clara é: terminou de brincar, guarda tudo. E a parte mais legal de brincar e fazer bagunça espalhando meus carrinhos pelo sofá todo, ou espalhando as bolinhas da minha barraca de bolinhas pelo quarto inteiro, é que quando me canso de brincar, começa a brincadeira de guardar. E eu adoro guardar. Para os carrinhos, escolho uma caixa bem bonita, e vou encaixando um a um ali. Primeiro os maiores, os de tamanho médio, os menores. Depois que todos estão guardadinhos, resolvo tirar todos da caixa, e guardar novamente, pois essa brincadeira também é legal. Guardar, tirar, guardar. Faço isso até cansar!

Com relação as bolinhas, não é tão legal quanto aos carrinhos, mas sempre crio uma brincadeira para guarda-las. Ou vou pegando por cor, ou tento pegar o máximo de bolinhas possível com as mãos, ou então vou contando. Ah, agora já conto até dez! Mal consigo falar os números, é difícil pronunciar todos, mas tentoi. E ainda mostro nos dedinhos a quantidade: “Uh, dois, eis, atro, cinco (perfeitinho), eis, ete, oto, ove, déissssss”. Quando Vovó Regina conta que sei contar, as pessoas olham pra ela achando que é ‘corugisse’ dela. Papai e Mamãe fizeram a  maior festa quando comecei a contar pra eles... Mas é tão fácil.... Não entendo o porquê do espanto. Sempre quando vou subir ou descer as escadas da escolinha, eu conto os degraus, e muitos coleguinhas fazem isso.
Voltando com a história das bolinhas, é legal quando tem alguma embaixo do meu berço, aí me abaixo, me arrasto no chão e vou na missão de salvar a pobre bolinha perdida debaixo do meu berço. Sempre tenho medo que tenha algum Nham lá embaixo, ou que eu bata a cabeça forte quando eu vou sair, mas a diversão de salvar a bolinha, vale à pena.

Quando Mamãe ou Papai vão ao mercado, gosto de ajudar a passar as compras naquela máquina que faz “pip”... Coloco algumas coisas naquela esteira que faz as compras andarem, e uma moça passa a compra no “pip”. Mamãe acha lindo quando ajudo nisso. Quando colocamos ou tiramos as coisas do carro, sempre carrego alguma coisa. E sou o responsável por guardar meus pacotes de fralda na minha cômoda.

Mamãe também costuma dar minha fralda suja embaladinha para eu colocar no meu lixo. Ou então algum papelzinho para colocar naquele lixo grande que fica lá na lavanderia.

Outra coisa, que é bem legal, é que tem algumas vezes que Papai e Mamãe começam a limpar um monte de coisas na nossa casa. Eu corro até um armário que tem um monte de panos de limpar, escolho um pequeno,  e começo a ajudar na faxina.... Limpo os armários da cozinha, as cadeiras, as paredes, o sofá, e sempre ajudo Papai a limpar a estante.

A vassoura é ainda mais legal, passar ela no chão dá uma sensação de ser grandão. Quando Papai não pega ela, eu faço isso. As vezes ele está cansado, não custa eu ajudar, né? Mamãe também me pede para eu colocar minhas roupinhas sujas em um cesto que fica no meu quarto, isso é bem fácil, basta eu jogar de bem longe e acertar o cesto. É tão fácil que nem tem graça.

Mas a brincadeira mais legal, é tirar matinhos do jardim. No jardim da minha casa, tem uma parte que tem grama, e outra parte que tem umas pedrinhas brancas, que Papai não deixa eu jogar na rua. No meio da graminha e das pedras, nascem uns matinhos que precisam ser arrancados, senão, segundo Papai, fica feio. Arranco todos que eu consigo. Alguns são mais difíceis, mas Papai me ajuda. A minha real tarefa é jogar fora os matinhos arrancados. Papai arranca e me dá, eu vou lá e jogo fora. Faço isso sem cansar nunca, pois cada matinho é diferente, e é legal sentir a folhinha na mão, ver se é grande, pequena, mole, dura...

Ontem quando Mamãe chegou em casa, eu e Papai estávamos arrancando matinhos. Mamãe saiu do carro, me deu a sacola de compra de fraldas para eu guardar, entramos em casa e ela fechou a porta. Chorei, pois eu sabia que ainda tinha matinhos para arrancar. Peguei Mamãe pela mão e mostrei a porta. Ela entendeu e fomos lá, terminar a empreitada. Dessa vez, Papai deu as coordenadas à ela e ficou olhando nosso trabalho. Mamãe arrancou muitos matinhos e ficou cansada. Papai me lembrou dos meus carrinhos e resolvi entrar. Creio que exterminamos todos os matinhos do jardim. Não vejo a hora que eles cresçam novamente.

Na escolinha, também gosto de ajudar as profes. Elas sempre me pedem favores, eu faço, e elas sempre falam que sou bonitinho. Ouvi a profe Thais falando para a Vovó Regina que eu sempre guardo meus brinquedos e que sou muito prestativo. Não sei o que isso significa, só sei que a Vovó, depois dessa conversa, sempre conta para as amigas dela que sou prestativo. Acho que prestativo deve ser as pessoas que guardam brinquedos, e que fazem favores para as profes. Sou o prestativo da minha turminha!

Toda essa conversa me deu vontade de descansar um pouco. Acho que fui prestativo demais hoje.
Até breve!


Um comentário:

JOF disse...

Ai que lindo o Dudu prestativo!!! Achei tão fofo o relato que fiquei imaginando cada cena :D

Quer dizer que comprou a colcha de plush??!?!! É demais, não é?? Preciso comprar outra só pra maridôncio, ele parece criança com a dele. hahahaha

Beijocas

E as mais lidas são...