segunda-feira, 16 de maio de 2011

Família

Sempre ouço as pessoas falarem sobre família, mas não entendo muito bem o que isso significa. Algumas pessoas sei que são família, outras, ainda tenho dúvidas.

Papai e Mamãe tenho certeza que são minha família. Mamãe sempre entra em casa e diz: “Olá Família amada! Cheguei!” Isso significa que Papai, Mamãe e eu somos família. Creio que a Vovó Regina, o Vovô Mario, a Vovó Iza e o Vovô Minho, são família também, pois ouço sempre Mamãe e Papai falarem a palavra família quando falam deles. Aliás sei bem que quando ligam lá em casa, qual Vovô ou Vovó se trata. Se a Mamãe fala Pai ou Mãe, sei que é a Vovó Iza ou Vovô Minho.... Se ela cita nomes, sei que são os outros avós. Se é papai que atende, é a mesma coisa. Mamãe sempre comenta com Papai que eu sei dessa diferença... Não entendo o porquê da empolgação dela. É óbvio!

Eu tenho 3 dindos.... O Dindo PC, que é marido da Tata, que é irmã do Papai.... A Tata é minha Dinda. Eles devem ser família também, né? Tenho também o Dindo Marcelo, que também é irmão do Papai. Se ele é irmão da Tata, então são todos família.

Minha Mamãe também tem irmã, a Tia Paula. Irmãos devem ser família. Todo mundo tem irmãos.... O Leo, meu amiguinho, tem uma irmãzinha neném, bem pequenininha. O João Pedro tem o Lucas. Eu não tenho irmão. Será que um dia vou conhecer um irmão?

Ontem, na casa da Vovó Regina tinha um monte de gente. Um monte de “tios”. Não conheço muito bem eles. Tinha uma menina do meu tamanho que falaram que era minha prima. Nunca conheci uma prima. O nome dela é Malena. Já entendi que quando alguém é alguma coisa e tem um nome, quase sempre ela é família. A Malena é prima. A Paula é tia, e assim por diante.

As minhas Profes, são Profes e têm nome, mas não são família.... Não entendi mais. O que é ser família? Quando as pessoas têm a mesma Mamãe, a mesma Vovó? A Malena não tem a mesma Vovó que  a minha.... Aff.... Difícil isso...

Só sei que família deve ser algo legal, pois as pessoas falam alto e riem muito quando tem uma família reunida. E todo mundo tem família... Eu sou a família do Macaco e do Tigão. Vi num livro que os amigos do Tigrão é que são sua família, e que eles se amam muito. Lá em casa Papai e Mamãe se abraçam, me olham e dizem “Papai e Mamãe se amam...” Quando eles me colocam para dormir, sempre dizem que me amam. Mamãe já me ensinou a dizer “Te amo”. Amor é algo bom. Pois sempre que as pessoas dizem isso, dizem sorrindo.

Pensando assim, a minha família são todas as pessoas que dizem que me ama. E são várias. Igual ao Tigrão!!!

Nenhum comentário:

E as mais lidas são...