quinta-feira, 9 de junho de 2011

Falar não é nada fácil...

Falar não é uma coisa fácil. Aliás até pouco tempo atrás, eu tinha um pouco de medo de tentar falar e sair tudo errado, então eu nem tentava. Tinha vergonha!
Mamãe conta que eu não era um bebe de muitos balbucios. Era mais observador. Sou até hoje, adoro olhar, prestar atenção, e agora começo a copiar. Repito tudo o que dizem, ou fazem. Se Papai dança, eu danço. Se Mamãe deita no chão, deito junto, e assim por diante. E quando falam ou cantam ao meu lado, faço o possível para falar igual, mas é tão difíííícil!

Não há crianças do meu tamanho na minha família. E, até o começo desse ano, eu ficava com a Vovó Regina o dia todo. As vezes o Leo ia brincar comigo, senão eu brincava sozinho mesmo.
Então, um pouco antes do meu aniversário de dois anos, eu comecei a ir para a escolinha. Lá, sou o mais novo da turma. E como estou um ano atrás dos meus colegas, eles faziam um monte de coisas que eu não sabia fazer. Não sabia! Pois sou um cara bastante competitivo, e imito tudo o que eles fazem e consigo fazer igual. Até eu entrar na escolinha eu mal conseguia falar Papai e Mamãe, agora já falo muita coisa. O que não consigo falar, Papai e Mamãe entendem quase sempre a minha tentativa, e conseguimos manter um diálogo. Ou quase isso....

Também adoro cantar. A música do Gato, da Galinha Pintadinha, consigo cantá-la todinha, ou melhor, tento dizer todas as palavras. Mas o “Dona Chica-ca” e o “Miauuuuuuu” saem certinho, as demais consigo cantar o final das palavras: “Ei au ato-to... o ato-to... ão eu-eu-eu... Dona Chica-ca... se se-se... o ô, o ô ... eu Miauuuuuuu”. E quando ouço alguém contar alguma coisa, começo a repetir as palavras. É engraçado, pois todos param de prestar atenção na pessoa que está falando, começam a me ouvir, e dão risada. Já disse que adoro chamar a atenção, né? Adooooro!

Por isso digo, que não é tão simples essa coisa de falar. Entender o que as pessoas dizem, eu consigo entender completamente, mas conseguir falar certinho, com todos aqueles ‘erres’ e ‘esses’, isso é bem difícil!
As vezes eu tento falar alguma coisa, que não sai direito. Mamãe ouve e fala a palavra correta. Pede pra eu repetir. Repito. Mas não sai bem direito ainda. Ela repete mais uma vez, e pede para eu fazer o mesmo. Obedeço. Ou chega uma hora que eu consigo falar certo, ela me parabeniza e esquece a tal palavra, ou não sai de vez e ela me parabeniza mesmo assim  e finge esquecer. É que as vezes a minha boca não obedece ao que a minha cabeça pensa.

Sempre ouço Papai e Mamãe comentando com as pessoas que me ‘desenvolvi’ muito depois de ter começado a ir pra escolinha. Pois é, eles é que não fazem ideia da selva que é aquilo. Vocês acham que é fácil ter que ficar berrando para pedir mais suco para a profe, sendo que tem mais um bando de crianças gritando mais que eu? É fácil avisar a profe que quero brincar mais um pouquinho de nadar na areia do parquinho? (o que nunca dá certo, pois eu querendo ou não, sempre tenho que obedecer a profe e subir para a sala). A mesma gritaria serve para quando quero outra cor de massinha, e um amiguinho meu pega a mesma cor que eu queria e não quer trocar comigo. Adianta só chorar? Não. Aí tenho que tentar explicar com ‘erres’ e ‘esses’ que esse é meu, e esse é seu. Dificil. Cansativo!

Era muito mais fácil ficar só eu e Vovó. Era só eu esticar meu bracinho que eu ganhava suco. Brinquedo? Era só começar a chorar e olhar para o lado, que o brinquedo imediatamente aparecia na minha frente. Ir lá fora? Bastava apontar o dedinho, e a porta abria, como num passe de mágica!!!

Se Papai e Mamãe queriam que eu me ‘desenvolvesse’, era só me pedir, né? Precisavam mesmo me colocar com um monte de crianças choronas e de fala alta? Mas OK, sem ressentimentos...
Se bem que é até legal brincar com eles, e dar risada juntos... Trocar brinquedos, competir para ver quem faz desenho mais bonito, quem pula mais alto, quem faz uma cambalhota mais certinha...
Certo, escolinha também é legal. Quando estou em casa, sinto falta de ir para lá, mas quando estou lá, sinto uma falta da mordomia da casa da Vovó...

Será que Papai e Mamãe sentem falta de casa também quando estão trabalhando? E quando estão em casa, sentem falta de trabalhar? Quando eu conseguir falar direitinho mais de três palavras juntas, eu pergunto à eles e conto para vocês. Até!!!


4 comentários:

Unknown disse...

Uia! Nunca tinha pensado por esse lado. Falar pode ser mesmo difícil para começar! Ouvir os sons e depois reproduzi-los...

Sempre achei a escolinha e o convívio com outras crianças muito importante, principalmente para aprender competitividade, divisão, coordenação. É isso mesmo. Dudu deve ser uma criança muito feliz com tudo isso!

Fer disse...

Liz, sem dúvidas... ele simplesmente deu um salto desde que entrou na escolinha. Certeza que ele sofreu para começar a se "mexer", pois antes tinha TUDO na mão, né? Mas está valendo MUITO a pena. É outra criança!
Ah, e ele fica bem triste quando não vai.. hehe
Beijos,
Fer e Dudu

Anônimo disse...

Acho uma gracinha quando a criança está começando a falar... é muito bonitinho!

Fer disse...

Nem fale... E cada dia é uma palavrinha nova! Uma graça!
Beijos,
Fer e Dudu

E as mais lidas são...