quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vida de bebê não é facil....

Dia desses estava pensando na Luana. Sim, a minha prima. Comecei a observar como a vida dela é fácil: para tudo, basta chorar!

Vendo as coisas por um lado:

Se ela tem fome, solta um chorinho, e a Dinda corre pegar ela no colo e dá o peito. Ela mama no peito da Dinda. Mamãe disse que quando eu era pequeno eu também mamava ali. Não consigo imaginar como isso pode ser possível. Como elas colocam leite ali? Será que quando bebem leite vai por um caninho para o peito? E será que esquentam antes? Papais não dão o peito? Não entendi muito essa parte, e ainda acho mais legal tomar meu leite na mamadeira. Sei lá, acho meio estranho esse lance de tomar ali...

Voltando à minha prima... Depois do mama estranho dela, a Dinda fica com ela no colo um tempo, dando batidinhas nas costas. Ela dorme, acorda, dorme. Nos intervalor chora e ganha mais colo.
Quando tenho fome e choro, me respondem que eu não preciso chorar, só pedir. As vezes peço e falam que daqui a pouco me dão o que estou pedindo. As vezes dizem que agora não pode comer aquilo, só depois do almoço. Ou então, que não tem.

Ela toma o banho dela em uma banheira quentinha.... no colo, deitadinha. Eu, só de pé e no chuveiro.... as vezes passo frio!

Ela não precisa escovar os dentes quando está morrendo de sono e quer ir pra cama. Eu, mesmo chorando e esperneando, tenho que escová-los. E depois ainda passar o tal flúor!

Ela não precisa guardar os brinquedos dela depois de brincar. Aliás ela nem brinca.... E olha que essa parte acho muito estranha.... tento as vezes dar um brinquedo na mão dela e ela nem pega. E pense que tentei dar meu avião mais legal....

Quando ela chora, ninguém diz a ela que ela já é grande e não precisa chorar. Nem quando ela quer colo. Quando peço colo, geralmente dizem que sou grandão e consigo andar mais um pouquinho.... mesmo que eu esteja cansadão!  Aliás, já tentei chorar igualzinho à ela, e me disseram que não sou bebê para chorar daquele jeito....

Esse negocio de ser grande ou pequeno me confunde. Sou grande para guardar meus brinquedos, mas pequeno para jogar vídeo game. Sou grande para tirar minha roupa sozinho, mas pequeno para eu me servir de água no bebedouro com o copo de vidro. Sou grande para carregar a mala da escola, mas pequeno para andar fora da cadeirinha do carro. As pessoas são estranhas, inventam coisas e ainda nos confundem. Já me convenci que não sou grande nem pequeno. Sou menino!


Vendo as coisas por outro lado:

Se a Luana tem vontade de comer um chococale... o que ela faz? Chora... mas a Dinda vem com o peito. Se ela continua chorando, a Dinda põe sementinhas quentes na barriga. Se ela continua chorando (“Mãaaae, quero chocolaaaateeee!!!!”), ela dá remédio. A Luana fica com sono, desiste e dorme. Sem comer chocolate!!!

Se ela quer assistir um desenho, não consegue. Pois as pessoas ficam virando ela de um lado para outro.

Se ela quer dormir na caminha dela, ela não consegue dizer isso. E a Dinda faz ela dormir onde ela acha mais certo. Seja no sofá, no carrinho ou no bebê conforto.

Se ela fica com carne no meio do dente, e não escova os dentes, isso deve incomodar a noite, certo? (....pensando.....)
Ela tem dente? Acho que ela não tem dente......não que eu me lembre. Me explica como uma pessoa não tem dente! Quando será que a Dinda vai comprar os dentes dela? Que preocupante... Deve ser por isso que ela só toma leite. Ta-di-nha da Luana!!!

Vou conversar com a Mamãe que ela não tem dente. Será que não notaram isso??? De repente a gente dá de presente para ela. Assim ela pode comer comigo. As vezes só o leite não sustenta.... tem que comer uma bolachinha, um feijão com arroz e carne.... Ela não come carne! Por isso não fica com carne nos dentes.... e ela não tem dente.... Por isso não come carne. Tadinha da Luana.....


Olha... depois de ver como a vida dela é difícil, não vou mais ficar com vontade de virar bebê para ter as mordomias dela. Ser bebê, não saber falar, nem pegar brinquedo ou ter dentes, deve ser muito difícil.......

Vou aproveitar meus dentes e meu vocabulário e vou ali pedir uma bolachinha para a Vovó..... esse papo me deu fome.

Tadinha da Luana!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Papai, Dudu te Ama!!!

Meu Pai é totalmente diferente de qualquer outro Pai. Ele é mais legal, mais bonito, mais forte, mais engraçado... Ele é o MEU Pai.
Papai não é muito de brigar comigo, mas quando briga, o bicho pega. E quando briga, é para me ensinar a ser uma boa pessoa... para eu aprender algo e não fazer coisas erradas.
Aprendi com o Papai o que é ser bonito. E pra ficar ainda mais bonito tem que passar gel. Fazer topete. Fazer a barba. E passar perfume. Fazendo isso, Mamãe sempre elogia, e se Mamãe faz isso, é porque o esforço valeu à pena!
Apendi com ele, que devemos respeitar as pessoas. Pedir licença. Dizer Obrigado e Por favor.
Aprendi que não posso chutar a Cindy, nem quando ela teima em ficar no meu caminho.
Aprendi que chutar bola é legal... e quanto mais alto ela for, mais forte eu sou.
Aprendi que brincar de bolinha de sabão é a coisa mais divertida do mundo. Ainda mais se eu dividir as bolinhas com a Cindy.
Aprendi que existem horas de fazer MUITA bagunça. E outras que é para ser comportado.
Aprendi que quando chamo ele durante a noite, ele sempre vem.
Aprendi que Papai me ama, mesmo que ele não diga isso a todo momento. Amor se sente, e eu me sinto muito amado por ele.
Aprendi que o celular serve para conversar com o Papai. Quando ele está longe, peço para Mamãe ligar para ele e podemos conversar.
Aprendi que os beijos dele curam machucados, dos pequeninos até os mais doloridos
Aprendi que o colo dele é macio, e que tem a durabilidade bem maior que o da Mamãe. Já disse que ele é muito forte? Então saiba que ele é o mais forte!
Aprendi a voar bem alto depois do banho. Papai me tira do chuveiro e eu voo nos braços dele igual a um super herói.
Aprendi que sou um bom menino e todos me elogiam por isso, pois tenho um Papai que me educa e sabe me colocar limites, mesmo que as vezes eu ache que limites são chatos.
Aprendi o que significa um Super Pai.
Aprendi o que significa a palavra Pai.

Esse é o Meu Papai!
Alguém que eu amo muito, e me faz sentir especial e protegido!

Feliz dia dos Pais, Papai...
Dudu te ama! MUITO!

Dia de Vacina

Sábado Mamãe me arrumou bem lindo.... Passou gel no meu cabelo, colocou roupa nova e fomos na Casa da Dinda.... Mamãe falou que iríamos tomar Gotinha. Já tomei gotinha há um tempo e é bem legal... é só abrir a boca e pronto! Não entendo porque as crianças choram tanto para isso.

Chegando lá, vi que a Luana, a minha prima, tomou antes. A moça de branco pegou nas bochechas dela e deu as gotinhas. Ela também não chorou. Haviam crianças chorando, gritando e até se jogando no chão. Mães com cara de preocupada e nervosas. Fiquei um pouco tenso, mas não entendi o porquê de tanto alvoroço. Olhei para a Mamãe e ela me fez carinho e disse que eu era lindo. Fiquei mais tranquilo.
Tinha um menino a nossa frente na fila. Pensei em me espelhar à ele, já que ele tinha mais ou menos o meu tamanho, e estava mais tranquilo que eu. Logo que observei isso, ele foi chamado. Ficamos aguardando.

Mamãe me pegou no colo e conversou comigo: “Dudu, você vai tomar a gotinha daqui a pouco. Depois vai tomar uma vacina. É um piquezinho no braço, que nem vai doer, igual a um pernilongo, mas é para seu bem e para não ficar dodói. Pode confiar na Mamãe.” Quando ela diz que eu posso confiar nela, é porque o negócio é tenso, mas ela me ajuda a segurar a barra. Fiquei bem concentrado e prometi para mim mesmo que seria forte.

A porta abriu, e o menino que estava à minha frente saiu da sala. Berrando e visivelmente abalado.... Olhei mais uma vez para a Mamãe e ela estava tranquila. Eu não estava, mas procurei manter as aparências.

Mamãe sentou comigo no colo. A moça de branco veio à minha frente e Mamãe falou para eu abrir a boca para tomar a gotinha. Abri, tomei, e sorri. Foi bem tranquilo e realmente não doeu. Nem senti a picada.
Mamãe levantou minha blusa, e aí sim lembrei o que era uma vacina.... A moça de branco pediu para ela segurar meu bracinho. Fiquei parado e procurei não olhar muito para o que a moça de branco ia fazer, pois eu confesso que fiquei nervoso. Muito nervoso. Senti uma picada. Logo Mamãe me elogiou por eu não ter chorado.... Teria acabado? Logo a moça de branco veio com um adesivo, acho que então era aquilo que doía.... o tal adesivo! Me deu uma vontade bem grande de chorar, pois fiquei com medo da dor.... Mamãe me elogiou mais uma vez e a moça de branco falou que nem ia precisar colocar o adesivo, pois não sangrou. As duas moças de branco me elogiaram, disseram que eu sou um rapazinho.... Mamãe vestiu minha blusa e saímos. Fiquei muito feliz! Finalmente tinha acabado!

Mamãe sorria. Encontrou a Dinda e contou que eu nem chorei. E nessa hora, Mamãe começou a chorar. Não entendi.... será que ela tomou a vacina por mim? E como não saiu sangue da vacina a moça de branco desistiu de me picar com o adesivo? Fiquei confuso, mas logo a Mamãe parou de chorar e  estava sorrindo e incansavelmente me elogiava.

Tomar gotinha não dói. E vacina também não. Isso, claro, se você não sangrar!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sim, nos mudamos!

Voltando a falar das coisas estranhas que estavam acontecendo na casa da Vovó Regina. Logo que acordei, notei que um monte de homens estranhos começaram a pegar as caixas que estavam pela casa e levar até um caminhão. Papai e Mamãe não estavam. Vovô Mario chegou e logo começou a desmontar meu berço. Depois de desmontado, eles também o levaram para o caminhão. Fiquei um pouco assustado, mas Vovó aparentava estar tranquila com aquilo tudo, então procurei ficar calmo. Mesmo assim eu ficava me perguntando se aquela noite eu dormiria no caminhão também...

Logo Vovó me colocou no carro, e fomos até aquele apartamento que ela dizia ser a casa nova.
Ficamos por lá durante um tempo, e logo os homens estranhos apareceram trazendo as caixas. Vovô Mario também chegou e começou a montar alguns móveis. Inclusive meu berço... Fiquei bem mais tranquilo imaginando que eu teria algum lugar para dormir!
Essa bagunça toda continuou, até que os homens foram embora. Vovô e Vovó continuaram guardando e montando coisas, enquanto eu me distraia com alguns brinquedos que vieram comigo. Eu simplesmente não fazia ideia de onde foram parar os demais. Agora eu tenho menos brinquedos do que eu já tinha na casa da Vovó...

Papai chegou do trabalho e começou a colocar minhas roupas em um armário, no mesmo quarto em que ficava meu berço. Entendi que ali seria meu quarto. No quarto ao lado, estava a cama de Papai e Mamãe. Lá estava uma bagunça.... cheia de roupas encima dela. No outro quarto estava a cama da Vovó. E lá sim, havia uma quantidade imensa de sacos, caixas e roupas.

Mamãe chegou também.... Ajudou Papai a arrumar o quarto deles. As coisas pareciam menos bagunçadas, e também achei alguns brinquedos (mas não todos). Papai me deu banho, e nessa hora achei que voltaríamos para casa, no entanto, enquanto eu falava em ir para casa, Mamãe me explicou que agora ali era a casa da Vovó.... e que moraríamos com ela ali. Mas eu não gostei dali como gostava da casa da Vovó. E porque as coisas estão mudando tanto ultimamente?

Lembro que tinha a casa que chamávamos de Nossa Casa. Ali tinha meu quarto azul, onde ficava meu berço, minha cômoda, meu guarda-roupas, todos branquinhos, e um mooooonte de brinquedos, inclusive minha barraquinha de bolinhas. Ali que sempre ficávamos eu, Papai e Mamãe. Quando Papai e Mamãe iam trabalhar, Vovó Regina me levava para a casa dela. Quando eles voltavam do trabalho, voltávamos para a Nossa Casa.
Um belo dia, começaram a bagunçar muito a Nossa Casa e não voltamos mais para lá. Inclusive, ao invés de me buscarem na casa da Vovó, Papai e Mamãe acabaram ficando por lá. Creio que como a casa ficou muito bagunçada, eles não quiseram voltar mais. Mas nem liguei, afinal, a Vovó sempre dizia que a casa dela era minha também. Legal.... morávamos todos na mesma casa.
Depois, a casa da Vovó ficou bagunçada e apareceu outro lugar.... Nesse lugar, descobri no dia seguinte, tem uma rua com uma calçada bem legal para andar. Papai e Mamãe já saíram comigo algumas vezes para andar por lá.... e ainda me levaram em um lugar com um gramado bem grandão (chamam lá de “praça”), tem um parquinho e um montão de areia para brincar. Papai levou a Cindy na coleira e eu levei o Jacaré, também puxando-o pela cordinha. No Condomínio (é assim que chamam  a casa nova da Vovó) também tem outro parquinho.
Não que eu não tenha gostado da casa nova da Vovó, mas é que eu gostava da outra. Dava para brincar lá fora na hora que eu quisesse, tinha um monte de pedrinhas e grama para colocar dentro dos meus caminhões e tinha bastante espaço para eu correr atrás da Cindy.

Sabem o que mais me intriga em tudo isso? Papai e Mamãe volta e meia me levam em uma casa que não mora ninguém e eles sempre dizem que é a Casa do Papai, Mamãe e Dudu. Mas sempre vamos até lá, andamos pela casa e vamos embora. Não tem brinquedos nem móveis. Tem uma escada bem grande e dizem que tem um banheiro só meu.

Será que quando a casa da Vovó ficar bem bagunçada a gente vai mudar para lá?


No domingo, visitamos a Vovó Iza, e achei uma caixa de brinquedos que havia desaparecido lá da casa da Vovó Regina..... simplesmente estranho....


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Casa Nova???

As coisas andam meio estranhas na casa da Vovó Regina. Muitas caixas pela casa... Meus brinquedos sumiram.
Ontem Papai e Mamãe começaram a andar pela casa com uns sacos de lixo e começaram a colocar as roupas deles, neles. Será que resolveram comprar um montão de roupas novas?
Ontem também não brincaram comigo, me deixaram comendo bolachinha e assistindo Cocoricó enquanto corriam com os sacos.

Para terminar, Mamãe enquanto me colocava para dormir, diz:

“Dudu, amanhã vamos mudar para outra casa com a Vovó. Aquele apartamento, sabe?”

Perguntei:

“A Casa Nova?”

Mamãe respondeu que sim. Já fui com a Vovó num lugar que ela me disse ser a casa nova.... Mas sempre a gente vai lá, e volta. Será que vai mudar alguma coisa?

Calma!!!
Estou ouvindo umas vozes que não conheço...... Parece que estão falando com a Vovó sobre as Caixas......

Vou chamar a Vovó para ver de pertinho o que está acontecendo. Depois volto e conto tudinho....

E as mais lidas são...